POR QUE O BRASILEIRO NÃO LE.

30-04-2011 21:06

 

No Brasil, ninguém lê. Universitário não lê, professor não lê, político não lê e o povão menos ainda. Por causa disso, estamos nos tornando uma nação cada vez mais ignorante, com o péssimo costume de falar das coisas sem nenhum conhecimento de causa, baseado só no que se "ouviu falar" em algum lugar. Podemos denominar esse costume de "achismo" ao invés da cultura do saber. Grande parte do problema de os brasileiros não gostarem de ler já vem da infância.
Os pequenos, normalmente, não gostam de ler "os livros chatos" de escola, dos grandes mestres da literatura, por falta de interesse e de incentivo tanto dos pais como do próprio sistema de ensino.
É uma coisa hereditária. Se os pais não gostavam de ler em suas respectivas épocas de escola, vão passar para seus filhos.
O que precisa acontecer é um programa de incentivo à leitura no Brasil. Com certeza o povo começaria a ficar um pouco mais culto e consequentemente a fazer mudanças que realmente mudariam o país pra melhor.
O brasileiro não é um povo que não gosta de ler. O brasileiro é um povo que não lê. E isso também, por falta de políticas governamentais que incentivem essa prática. Mas eles, os mensalões, vão querer um povo inteligente e crítico que note seus sutis desvios e que os tire do cargo? Isso necessita ser mudado. Está aí, a importância do voto. Então torna-se um ciclo vicioso: se o povo não lê, não está informado, e como saberá votar? É aí que se vê a grandeza das ONGs que andam com caminhões pelo nordeste e outras regiões levando leitura e diversão às crianças.
Raros são os políticos que mencionam educação como prioridade. A maioria visa segurança e emprego, problemas que só podem ser combatidas com educação. Oras, se o bandido tiver estudo e consequentemente oportunidade de trabalho, não terá mais que roubar. E de que adiantaria construirmos hospitais se não tivermos médicos formados?
Mas a culpa não deve ficar apenas em cima do governo. A cultura de ler depende da educação que cada um tem durante a infância ou então depois de crescido.
Um outro lado deste problema, é o fato do brasileiro ficar acomodado em ver filmes, porque a colonização norte-americana proporcionou isso. Hollywood levou para as telas quase todos os clássicos da literatura universal. Trata-se então, de uma informação totalmente visual que está nitidamente presente nos dias de hoje.
Podemos criar o hábito de ler apenas mudando nossa mentalidade, podemos obter bons resultados apenas incentivando nossos filhos e netos ao hábito da leitura.
Sem dúvida alguma, as consequências da falta do hábito de ler se resume na atual realidade em que o nosso país se encontra.

Em outras palavras, um povo que não lê não pode decidir seu destino.

Fonte: http://policialbr.com/profiles/blogs/por-que-o-brasileiro-nao-le?xg_source=msg_mes_network#ixzz1L3Rprunm
Voltar